Antes de iniciar uma atividade física é necessário preparar o corpo para o esforço ao qual será submetido. Sair de um estado de inércia, com atividade zero, para um esforço intenso, pode ser prejudicial e resultar em lesões.
Por isso, o aquecimento é um procedimento que deve ser parte integrante do início de qualquer atividade, seja ela recreativa, esportiva e até mesmo para as atividades laborais. Para alguns autores, o aquecimento é considerado como a primeira parte da atividade física.
Mas, afinal, o que é considerado aquecimento?
Entende-se por aquecimento todas as medidas que servem como preparação para a atividade, seja para o treinamento ou para competição. A intenção dessa etapa é a obtenção do estado ideal físico e psíquico, bem como preparação cinética e coordenativa na prevenção de lesões.
Dentre os benefícios do aquecimento estão relacionados aumento da temperatura muscular e do metabolismo energético, aumento da elasticidade do tecido (os músculos, os tendões e os ligamentos tornam-se mais elásticos, o que proporciona diminuição do risco de lesão), aumenta a produção do líquido sinovial (aumentando a lubrificação das articulações), aumento do débito cardíaco e do fluxo sanguíneo periférico, melhora da função do sistema nervoso central e do recrutamento das unidades motoras neuromusculares. Estas modificações provocam melhoria na fluidez e na eficácia do gesto esportivo prevenindo também os problemas articulares.
Em termos mais simples, podemos dizer que o aquecimento proporciona o aumento do fluxo de sangue para os músculos e outros tecidos, preparando o corpo para uma atividade mais intensa, o que facilita a execução da atividade física proposta, bem como previne possíveis lesões.
Existem maneiras diferentes de se realizar o aquecimento. Ele pode ser do tipo ativo ou passivo, geral ou específico.
1- Aquecimento ativo:
Consiste em movimentos de baixa intensidade e que são eficazes na elevação da temperatura corporal, promovendo aquecimento dos tecidos e produzindo uma variedade de melhorias nas funções fisiológicas.
2- Aquecimento passivo:
Inclui fontes de calor externas como duchas quentes, fricção, massagem ou até mesmo diatermia (uso de recursos que aumentam a temperatura local).
3 – Aquecimento geral ativo:
Possibilita um funcionamento mais dinâmico do organismo como um todo, cuja realização mobiliza grandes grupos musculares, como ocorre em um trote leve.
4- Aquecimento específico:
Consiste em exercícios específicos para uma modalidade, visando grupos musculares mais selecionados, provocando redistribuição do sangue que se encontra em grande porcentagem retido no trato gastrointestinal, de modo a favorecer maior irrigação da musculatura a ser recrutada, suprindo-a com mais oxigênio e possibilitando alcançar uma temperatura ideal.
O objetivo central do aquecimento geral ativo é obter aumento da temperatura corporal e da musculatura, bem como preparar o sistema cardiovascular e pulmonar para a atividade e para o desempenho motor. Atividades de aquecimento são necessárias para preparar o corpo para a atividade física vigorosa porque aumentam o desempenho e diminuem o risco de lesão muscular. Intensidade moderada de aquecimento ativo e aquecimento passivo pode aumentar o desempenho muscular de 3 a 9%.
Alguns fatores devem ser considerados ao realizar o aquecimento:
Idade – Quanto mais velha é a pessoa, mais cuidadoso e gradual o aquecimento deve ser.
Condicionamento Físico – Quanto mais treinada a pessoa é, mais intenso deve ser seu aquecimento. Nunca faça atividades com as que você não esta acostumado.
Modalidade Esportiva – Deve ser realizado de acordo com a modalidade praticada, aquecimento específico para determinada região.
Temperatura Ambiente – Em dias quentes o aquecimento pode ser reduzido, em dias frios o tempo de aquecimento deve ser alongado.
Eu me alongo antes da atividade física. É aquecimento?
O alongamento tem por objetivo melhorar a capacidade elástica dos tecidos moles, músculos e tendões. Porém, o alongamento passivo, por exemplo, não é capaz por si só por promover um aumento global de temperatura, necessário para promover o aquecimento do corpo e prepará-lo para a atividade esportiva.
Além disso, vários estudos demonstram que o alongamento muscular passivo realizado pré – atividade física pode diminuir o desempenho em certos movimentos para os quais o sucesso depende da máxima força e/ou potência produzida. A maioria dos estudos demonstrou que o alongamento muscular provoca diminuição de força em relação ao desempenho muscular.
O que recomendamos é, realizar um alongamento que promova aumento da temperatura corporal, que trabalhe o corpo por inteiro, associado à técnicas específicas para cada modalidade, que, em alguns casos, pode sim envolver algum tipo de alongamento, após a primeira etapa ter sido realizada.
Fonte: https://highperformancefisio.com.br/
Leave A Comment